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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Por que ensinar produção de texto?

Dominar a produção de texto de diferentes gêneros possibilita a participação cidadã em esferas formais e informais Por que ensinar os alunos a produzirem textos? Porque um dos objetivos da escola é formar cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficácia e que tenham condições de assumir a palavra, inclusive por escrito, para participar ativamente das diferentes esferas de comunicação existentes na sociedade. Um pouco de teoria Conforme justifica a especialista argentina Delia Lerner, o ensino das práticas de linguagem - entre elas a produção de texto - é imprescindível, pois: "Tradicionalmente, o que se concebe como objeto de ensino é a língua, em particular seus aspectos descritivos e normativos. As práticas de leitura e escrita como tais estiveram praticamente ausentes dos currículos, e os efeitos dessa ausência são evidentes: a reprodução das desigualdades sociais relacionadas com o domínio da leitura e da escrita. Estas continuarão sendo patrimônio exclusivo daqueles que nascem e crescem em meios letrados, até que o sistema educacional tome a decisão de constituir essas práticas sociais em objeto de ensino e de enraizá-las na realidade cotidiana da sala de aula, até que a instituição escolar possa concretizar a responsabilidade de gerar em seu seio, as condições para que todos os alunos se apropriem dessas práticas." (Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário, p. 58) O especialista José Luiz Fiorin explica que "os seres humanos agem em determinadas esferas de atividades, as da escola, as da igreja, as da política, as das relações de amizade e assim por diante. Essas esferas de atividades implicam a utilização da linguagem na forma de enunciados". Seus alunos precisam, portanto, aprender a produzir textos que circulem nas mais variadas esferas de atividade, que aglutinam gêneros específicos. Na esfera da publicidade, por exemplo, circulam anúncios e slogans. Na esfera acadêmica, temos os artigos científicos, relatórios, teses, dissertações etc. Ao longo de toda a vida escolar, os alunos vão ter de escrever textos que fazem parte da ação de estudar: resumos, anotações de aula, roteiros de seminário, registros de experimentos científicos etc. Mas, para que se tornem sujeitos ativos na cultura letrada e exerçam plenamente sua cidadania, também será necessário que eles aprendam a escrever textos de outras esferas, desde a cotidiana, da qual fazem parte os bilhetes, as receitas e as listas, passando pela jornalística - composta por notícias, artigos de opinião, entrevistas -, até a literária com poesias, contos, crônicas. E tudo isso só vai acontecer se você ensiná-los a escrever tais textos. A especificidade do trabalho no 1º e 2º anos O trabalho de formação de escritores competentes não é simples e deve começar já nos anos iniciais da escolarização. Para isso, é necessário primeiramente avaliar os conhecimentos que os alunos já possuem para, em seguida, planejar situações reais em que a língua escrita seja colocada em prática e faça sentido para os alunos com idade entre 6 e 7 anos.

NOVA ESCOLA

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